Cursos

Cursos de Escalada Picus


Aprenda a escalar e se divertir com segurança.

 

Os cursos são divididos em dois módulos de dois dias cada curso de escalada.

Curso básico de escalada em rocha dois dias.

Curso de escalada guiada em rocha dois dias.

Mínimo R$1000.00 cada módulo dos cursos de escalada!

Esse valor pode ser dividido no cartão!
 

Primeiro Módulo:


Curso Básico de Escalada em rocha.


O curso envolve técnicas de uso e manuseio de equipamentos de escalada indispensáveis para praticar a atividade com segurança, de forma que mesmo quando a teoria é necessária utilizamos a prática para enfatizar o aprendizado na rocha.

Transporte e Hospedagem a conversar.

Local do Curso: Morro do Camelo (2.340m) - Parque Nacional de Itatiaia. Cinco minutos de caminhada e muito visual.

Duração:  2 dias, média de 6 horas por dia de atividade na montanha, com aulas práticas em Rocha.


Cronograma 1°dia do curso básico:

Apresentação dos equipamentos básicos utilizados na escalada em rocha com proteções fixas, suas características, usos e conservação. Cordas, Cadeirinhas, Mosquetões, Costuras, Freios, Cordins (cordeletes), Sapatilhas, Magnésio, Fitas tubulares, fitas anel e fitas chatas.
Prática de Rapel, top rope, montagem e desmontagem de ancoragens. Como descer de rapel, montagem e desmontagem do rapel.

Cronograma 2°dia do curso básico:

Encordamentos, amarrações e tipos básicos de segurança em top rope.
Prática de escalada em top rope, montagem e desmontagem de ancoragens, equalizações, rapel dos pontos de parada e apresentação de escalada guiada, formas segurança para escalada guiada.


Obs.: as atividades de escalada dos cursos básicos e de escalada guiada são feitos em vias de escalada consideradas de nível  fácil! Pois o objetivo dos cursos é aprender a fazer uso e manuseio de equipamentos de escalada! A atividade de desenvolvimento de aptidão física será estudada no segundo módulo de escalada guiada a partir do momento que forem lançados desafios durante a atividade de escalada guiada!

 

Segundo Módulo:


Curso de escalada guiada na rocha.


O curso de escalada guiada envolve técnicas de uso e manuseio de equipamentos para se praticar a atividade da escalada guiada com segurança, enfatizando a escalada guiada e escalada de cordada em grandes paredes, com apresentação de ancoragens fixas, naturais e móvel. Montagem e desmontagem de ancoragem, montagem e desmontagem de vias para escalada guiada. Criação de projetos de escalada. Levantamento das dificuldades, leituras de croquis de setores de escalada.

Transporte Hospedagem a conversar.

Local do Curso: Morro do Camelo (2.340m) - Parque Nacional de Itatiaia no primeiro dia e no BPO( Bosque das Paredes Ocultas) segundo dia.

Duração:  2 dias, média de 5 horas por dia de atividade.

Cronograma 1°dia de escalada guiada:

Apresentação dos equipamentos utilizados na escalada guiada em rocha com proteções fixas, tipos de proteção e formas de uso.
Revisão formas de segurança, e modos de segurança para escalada guiada, escalada guiada, posicionamentos em escalada guiada, nós utilizados nessa pratica, montagem e desmontagem de ancoragens, tipos de frenagem e rapel.

Cronograma 2°dia de escalada guiada:

Escalada guiada, montagem de paradas em parede, segurança em paradas.
Monitoramento de queda na escalada guiada. Atenção nessessária. Criação de projetos de escalada, leituras de croquis para escolha de setores ou locais de escalada.
Técnicas de descida em três pontas. Apresentação de escalada móvel e ancoragem natural.
 

O que levar e como ir:

Calça confortável que facilite a movimentação das pernas, blusa para frio, gorro, boné, protetor solar, maquina fotográfica, chinelo, garrafa para pegar água, 3 sanduíches, frutas, frutas secas, bolachas, chocolate, barrinhas e mochila pequena para carregar seus equipamentos! Lanterna de preferência de cabeça com baterias em bom estado.
Muda de roupa seca para ficar dentro do carro caso chova.
Trazer sapatilha caso tenha!


www.picus.com.br
@feradamontanha
@tatanamontanha
@hostelpicus